Escutai, ó trabalhadores da minha vinha, diz o senhor vosso Deus, ó vós que atuais segundo os mandamentos de trazer à luz e estabelecer a causa de Sião. Eis que é apropriado para Mim que meu servo Mauricio Artur Berger escreva estas palavras de minha própria boca para vós, vós que recebestes este grande privilégio, de trabalhar pela última vez, na terra que designei aos seus antepassados.
Agora, por causa destas minhas palavras, eis que sabereis por vós segundo o Santo Espírito da promessa que o Senhor da vinha procura reunir o restante do seu povo e redimir a vossa herança. Eis, portanto, que o Senhor da vinha está dizendo a seu servo Joseph Smith: “Ide reunir toda a força de Minha casa, meus guerreiros, Meus jovens e de meia-idade e depois resgatai imediatamente minha vinha.
Pois eis que tu, meu servo Joseph Smith, encontraste graça aos meus olhos e a tua lealdade e perseverança tanto me agrada. Foi de acordo com minha sabedoria que eu, o Senhor, preservei você com o propósito de cumprir a designação que fiz ao seu antepassado, meu servo Joseph Smith Jr.
Eis que tenho visto teu empenho e o desejo do teu coração em servir a Mim, o Senhor, e a tua mente não repousa, nem teus braços descansam enquanto você efetua o meu trabalho.
Mas eis que em verdade, em verdade eu te digo que eu, o Senhor, dei a conhecer minha vontade a meu servo Joseph Smith Jr; gradualmente, linha sobre linha, preceito sobre preceito e, sim, no dia em que o ordenei como sumo sacerdote da sagrada ordem de meu sacerdócio, que fora sábado, 4 de junho de 1831, que o diabo se manifestou entre os meus eleitos, pois ficou furioso. Por quanto Eu, o Senhor, permiti que ele fosse manifestado entre os anciãos da Minha igreja, para que eles pudessem contemplar a autoridade suprema que existe no sumo sacerdócio em correlação com o Sacerdócio de Melquisedeque.
Sei, portanto, que é difícil para você, meu servo Joseph Frederick Smith, conceber esta verdade em seu coração, em razão dos preceitos que lhe foram ensinados desde a tenra idade. Este preceito procede daquele que foi uma das três testemunhas das placas Mórmon, mas que se afastaou do meu servo Joseph Smith Jr; e, por ressentimento e mágoa não permitiu que a luz do conhecimento entrasse em sua maneira de pensar.
Saiba, portanto, meu servo Joseph Frederick Smith, que este evento, o qual ocorreu em 4 de junho de 1831, foi atestado como vindo de Mim, o Senhor, pois eis que foi dado a três outros sumos sacerdotes que foram chamados por meu servo Joseph, naquele mesmo dia, para ver com seus próprios olhos, vivificados, tanto a Mim, Jesus Cristo e a meu Pai junto a Mim, presentes naquela ocasião. E somente no dia 25 de janeiro de 1832 Joseph Smith Jr; foi apoiado, assim como proposto na conferência da igreja, como presidente do sumo sacerdócio.
Eis que não me alongarei sobre este assunto; basta dizer que todo profeta designado diretamente por mim, isto é, por meio de anjos - é um sumo sacerdote da Minha santa ordem. E todo aquele a quem ele designar, este torna-se um sumo sacerdote afim de ajudá-lo na administração de minha igreja na terra.
É por este motivo que Eu estou lhe informando qual deve ser o procedimento a ser realizado sobre você na assembleia de agosto, porque as palavras pronunciadas por meu servo Maurício sobre a sua cabeça foram aceitas por Mim, quando este o separou para o posto de presidente da minha Igreja. E depois de ser apoiado por alguns em Sião, será fundamental para o começo da restruturação que pretendo fazer entre meus eleitos, que você, meu servo Joseph, seja ordenado ao ofício de sumo sacerdote presidente do sumo sacerdócio de Minha Igreja em Sião, também pelas mãos do meu servo Mauricio Artur Berger quando, então, você regressar ao Brasil para obter a tradução do registro das placas seladas, porque meu servo Maurício é feito sumo sacerdote em relação de seu chamado e vocação à maneira de Melquisedeque, antes mesmo de haver o mundo.
Eis que é apropriado para Mim, que você, meu servo Joseph Frederick Smith, após ser designado Sumo sacerdote, atue como presidente da minha igreja em Sião, chamando conselheiros e comissionando apóstolos, fazendo isso com máxima discrição, assim como o sigilo é similarmente exigido de todos os seus companheiros. E eis que, em verdade, em verdade, Eu, Jesus Cristo, vos digo – “você deve se aproximar de meu servo Brad Gault” mostrando disposição em aceitar incondicionalmente cada um desses homens que Eu te dei por testemunhas. Eis que vos digo, e o que digo a um digo a todos, que embora divirjam em seus preceitos quanto ao seu chamado e eleição, que sois por Mim designados a auxiliar você neste trabalho. Se, portanto, vocês se unirem para efetuar a minha obra, independente de seus preceitos pessoais, então, Eu também voltarei minha atenção para meu povo em Sião, para cumprir a promessa que Eu fiz com seus antepassados em relação a vossa herança neste lugar por Mim designado, pois jamais haverei de voltar atrás em relação ao convênio que Eu fiz com meu servo Joseph Smith Jr; de que a unção que deixei sobre sua cabeça repousaria perpetuamente sobre sua posteridade na presidência da Minha Igreja até à consumação dos séculos.
Em virtude disso, deves procurar compreender o que meu servo Robert Moore tens a dizer em relação a minha igreja, pois eis que, Eu, o Senhor, o escolhi para acompanhá-lo nesta jornada. Eis, portanto, que existe em ambas as mentes, parte do plano, e que, somente estando unidos, podereis compreender em sua plenitude a minha vontade e, assim, efetuar a reestruturação da Minha Igreja nesses últimos dias.